Perguntas André Gomes [27 de Fevereiro às 15h05]:
1) Comenta a gestão do LC por parte da Executive Board este mandato apresentado 2 Pontos Fortes e 2 Pontos Fracos, qual achas que deve ser a orientação da EB no próximo mandato no que diz respeito à Gestão do LC?
Resposta [1 de Março às 14h15]:
O EB 2014-2015 foi e é voltado para resultados. Isso não significa ser ruim, muito pelo contrário, é algo bom. Porém, por focarem-se muito nisso, os membros acabaram ficando um pouco de lado. Aliado a isso, não houve tanto reconhecimento do trabalho, o que acabou gerando desmotivação de parte dos membros para as atividades do comitê em geral. É preciso haver um equilíbrio entre foco em resultados e foco em pessoas. Por fim, outro ponto positivo do EB 14-15 foi a questão de serem acessíveis. No tempo que fui membro em Aracaju, não senti que o EB fosse tão acessível como são aqui, inclusive fiquei surpreso quando ia ao comitê daqui de Aveiro e os via lá sempre, conversando e interagindo com todos que aparecessem lá. Em Aracaju, pelo fato do comitê ficar na universidade pública (que fica em outra cidade), e usarem lá sempre para entrevistas com EPs e Office Hour, praticamente só era possível ver os membros do EB nas Reuniões Gerais (como são chamados os LC Meetings no Brasil) e Reuniões de Corner entre Equipas.
2) Compara o Recrutamento de TMP de Aveiro (de Setembro e o Corrente) tendo como base de comparação o recrutamento de membros de TMP de Coimbra NEFE (Setembro e Corrente). O que podemos aprender com a esse LC no que diz respeito ao Recrutamento de Membros?
Resposta [1 de Março às 14h15]:
Processo Seletivo de Setembro: Durante o processo seletivo de Setembro, o comitê de Coimbra obteve um total de 126 inscrições, enquanto nós tivemos 39 inscritos. As promoções feitas lá abrangeram diversos cursos. As estratégias utilizadas foram mais focadas no Facebook, em que a maioria das pessoas disse que ficou sabendo do processo seletivo e da AIESEC através da Fan Page. Além de postagens na Fan Page, a AIESEC Coimbra NEFE realizou showcasing através das imagens de perfil, que acabou viralizando e atraindo mais pessoas. As apresentações em salas de aula foram orais e visuais, ou seja, utilizaram PPTs para apresentar, e nas bancas eram feitos sharings das experiência dos membros e o que desenvolveram na AIESEC.
Aqui em Aveiro foi um pouco semelhante: trocamos as imagens de perfil do Facebook para viralizar as inscrições, mas não tivemos tantas postagens em nossa Fan page acerca do recrutamento, o que é muito prejudicial para o andamento do projeto (em relação ao ponto de vista de Marketing). Por outro lado, fizemos mais apresentações em salas de aula que em Coimbra, e assim como eles, tivemos uma grande diversidade de cursos inscritos.
Acredito que, para melhorar, devemos adotar uma promoção mais eficáz no Facebook e com maior antecedência, fazendo primeiro a promoção institucional para depois começarmos efetivamente o recrutamento.
Em relação ao recrutamento corrente de Coimbra, não consegui acesso aos dados para fazer a análise, porém, eles continuaram utilizando a estratégia das fotos de perfis (mais elaboradas) e postagens na Fan Page (também mais elaboradas), porém, sem sharing em comparação com o anterior. Também criaram um evento no Facebook, que serve para convidar pessoas e ajudar a viralizar o processo seletivo, que acredito que deveria ser algo que devemos implementar aqui.
No geral, acredito que devemos melhorar nossas estratégias online de promoção (apesar de que em comparação com o recrutamento de Setembro está muito melhor) e adotar algumas estratégias físicas, como sharing durante as bancas (pessoas abordam os estudantes e os mandam para o “stand”, onde algumas pessoas poderão compartilhar suas experiências) e procurar fazer os materiais de promoção (flyers, cartazes, etc) com uma maior antecedência.